Image file medium

Tutorial: Instalação de Bombas d'Água

19 de Junho de 2017

Thumb icone a

Descrição:

A Amanco Bomba-d’Água bombeia líquidos limpos e neutros, sem materiais abrasivos sólidos e suspensos, a temperaturas de até 80 ºC (60 ºC para bombas elétricas com impulsor de plástico ou difusores).

 

Como instalar:

1. A bomba deve ser instalada em local seco, bem ventilado, com temperatura ambiente de até 40 ºC.

 

2. Fixe a bomba na posição horizontal, em uma superfície plana, usando parafusos para evitar a vibração. O diâmetro do tubo para entrada não deve ser menor do que o bocal de entrada e deve estar levemente angulado na direção dele para evitar formação de bolsas de ar. Se a altura de entrada exceder 4 m, deve-se usar um tubo com um diâmetro maior. O diâmetro do tubo de distribuição deve ser dimensionado para atender às necessidades de velocidade de fluxo e da pressão nos pontos de remoção.

 

3. Certifique-se de que o tubo de entrada esteja completamente fechado e imerso em, no mínimo, 0,5 m de água para evitar a formação de redemoinhos. Sempre instale uma válvula de pé na extremidade do tubo de entrada. É recomendado instalar uma válvula sem retorno entre o local de distribuição e a válvula de comporta de ajuste de velocidade de fluxo, para evitar golpe de aríete caso a bomba pare subitamente. Essa medida é obrigatória se a distribuição da coluna de água for maior do que 20 m.

 

Ligações Elétricas

1. Certifique-se de que a rede de energia esteja desligada durante toda a instalação.

 

2. Confirme se as especificações técnicas apresentadas na placa de identificação da bomba e da rede de energia são as mesmas.

 

3. Conecte a bomba a um circuito de terra eficaz. Conecte as fases seguindo o diagrama no bloco do terminal ou na placa de identificação.

 

4. Os motores monofásicos são protegidos contra sobrecargas por meio de um dispositivo térmico (interruptor de sobrecarga) instalado na espiral. No caso de motores trifásicos, deve-se instalar um dispositivo de proteção adequado, que não acompanha o produto.

 

Acionamento da Bomba

1. Antes de acionar a bomba, deve-se encher de água sua carcaça e toda a tubulação de sucção, de modo que ela entre em funcionamento sem possibilidade de bolhas de ar em seu interior, procedimento este conhecido como escorva.

 

2. Abasteça completamente a bomba com água limpa antes de ligá-la.

 

3. Remova o plugue de escorva e coloque a água.

 

4. Ao concluir a operação, parafuse novamente o plugue e ligue a bomba.

 

Manuseio e armazenamento:

  • Jamais ligue a bomba vazia. Se isso acontecer, desligue, espere que esfrie e então faça a escorva novamente.
  • No caso de risco de congelamento, esvazie a bomba por meio do plugue de drenagem na parte inferior do corpo do produto.
  • Faça a limpeza da válvula de pé em intervalos regulares. Se não for usá-la por um longo período, recomenda-se lavá-la completamente com água limpa e armazená-la em um local seco.
  • Caso o eixo esteja obstruído, desligue a bomba da rede de energia e use uma chave de fenda para ajustar o eixo e mantê-lo livre. Se não for suficiente, deve-se remover o corpo da bomba e limpá-lo completamente para eliminar qualquer incrustação.