Medium solu c3 a7 c3 b5es%2b c3 a1rvore%2be c3 b3lica

Turbina eólica em forma de árvore produz energia elétrica na França

23 de Fevereiro de 2017

Thumb solucoes tecnicas

Parece uma árvore, mas é uma turbina eólica capaz de produzir energia elétrica -  limpa e renovável - suficiente para abastecer uma casa de 120 m2, com uma família de até quatro pessoas. A árvore precisa apenas de vento para funcionar e pode ser instalada no jardim.

Cada folha é uma miniturbina de PVC verde, projetada para girar silenciosamente até mesmo com uma leve brisa, vinda de qualquer direção. A árvore possui dezenas de “folhas”, sendo que, se uma delas entrar em pane, as demais continuam funcionando e garantindo a geração de energia.

O inventor é o francês Jérôme Michaud-Larivière, que teve a ideia ao observar as folhas se movendo com o vento no jardim de Luxemburgo, em Paris. Para lançar o projeto, ele criou a empresa NewWind. Foram necessários 3 anos de trabalho com uma equipe multidisciplicar para criar um protótipo da L’Eolien 2.0, com 72 folhas de plástico.

Com 11 metros de altura, a árvore ainda possui cabos e geradores em sua estrutura. Sua capacidade instalada é de 3,1 kW e a produção varia conforme a velocidade dos ventos (1.320 kWh para ventos de 3 metros/segundo até 3.160 kWh para ventos de 5 metros/segundo).

A árvore é capaz de aproveitar melhor a capacidade do vento porque necessita de menos força para movimentar suas miniturbinas. Para se ter uma ideia, a L’Eolien 2.0  pode operar 280 dias por ano, enquanto equipamentos maiores, que exigem mais ventos, rodam em torno de 200 dias.

A vida útil da turbina em forma de árvore pode chegar a 25 anos, sendo resistente às altas temperaturas, segundo o fabricante. Várias encomendas já foram realizadas, ao preço de 29.500 mil euros cada unidade.