Medium venda%2bmais%2bsaque%2bdo%2bfgts

Saques do FGTS devem injetar R$ 30 bi na economia

23 de Fevereiro de 2017

Thumb venda mais

Cerca de 10 milhões de brasileiros que possuem conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar o saldo a partir do dia 13 de março, até 31 de julho. O calendário oficial para a liberação dos saques será divulgado ainda em fevereiro, segundo o governo federal.

Estão disponíveis para saque o saldo das contas inativas cujo contrato de trabalho foi encerrado até 31 de dezembro de 2015. Segundo o governo, a maior parte das contas tem saldo inferior a um salário mínimo.

Com a medida, R$ 30 bilhões devem entrar em circulação na economia brasileira, o equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto. A expectativa é que 70% dos trabalhadores com direito ao saque procurem a Caixa para retirar o dinheiro.


Tecnologia

Desde que a liberação dos recursos do FGTS foi anunciada, em 22 de dezembro, o aplicativo da Caixa, que permite ao cidadão conferir pelo celular se tem contas inativas do FGTS, já foi baixado mais de 2,7 milhões de vezes.

O aplicativo está disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android, iOS e Windows Phone. Por meio da ferramenta dá para consultar o saldo e os depósitos feitos pela empresa na conta do trabalhador. O acesso ao site da Caixa aumentou 10 vezes no mesmo período.