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Profissionais usam WhatsApp para fidelizar clientes

21 de Setembro de 2015

Com mais de 800 milhões de usuários, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo. Só no Brasil, ele é utilizado por mais de 50 milhões de pessoas e está instalado em 67% dos smartphones. Além de permitir o envio de texto, mensagens de voz e imagens, desde março deste ano, também é possível telefonar de graça para outros usuários.

Com tanta versatilidade, a ferramenta tornou-se uma poderosa aliada na comunicação direta com os clientes, garantindo mais eficiência na resolução de problemas e na tomada de decisões. É que as conversas ficam armazenadas, podendo ser facilmente acessadas para consulta a qualquer momento.
 
Outra vantagem é a agilidade. Segundo pesquisas, 90% das pessoas abrem e lêem as mensagens do WhatsApp em até 30 segundos após recebê-las.

Fidelizando clientes

Profissionais de todas as áreas já estão utilizando o aplicativo nas relações de trabalho. Por meio da ferramenta, é possível enviar orçamentos, tirar dúvidas, agendar trabalhos, entre muitas outras utilidades.

Na construção civil, um dos recursos mais utilizados é o envio de fotos da obra para o cliente. O empreiteiro e instalador hidráulico de São Paulo, Ailton José da Silva faz isso frequentemente. “Dependendo do volume de trabalho, atualizo as fotos 2 ou 3 vezes ao dia e mando pelo WhatsApp. Assim, quem me contratou pode acompanhar o andamento do serviço mesmo à distância e eu ainda divulgo o meu trabalho para outros clientes”, revela o profissional.

Dicas para usar melhor o aplicativo

- Escreva mensagens curtas e objetivas. Diga o que precisa sem rodeios.
- Mesmo tendo que ser objetivo, seja também educado. Ao iniciar uma conversa, é de bom tom dizer “Bom dia”, “Boa tarde”, etc.
- Não mande mensagens em excesso. A pessoa pode se irritar e te bloquear.
- Ao enviar uma mensagem, não cobre uma resposta rapidamente. Às vezes, a pessoa que recebeu pode ler (ou ouvir, no caso da mensagem de voz), mas não quer ou não pode responder naquele momento.
- O WhatsApp permite uma linguagem mais informal. Mas tenha cuidado. Informalidade demais pode parecer que você está forçando intimidade, e isso não pega bem.
- De todo modo, evite linguagem vulgar, como gírias.
- Não mande vídeos ou fotos engraçadinhas para o cliente. Isso pode comprometer a sua imagem de profissional sério e respeitável.
- Por outro lado, enviar informações sobre uma nova tecnologia e um novo serviço que você está oferecendo, demonstra que você está antenado com o que acontece em sua área profissional.
- Ao enviar um orçamento pelo aplicativo, espere alguns dias para cobrar uma resposta. Um modo elegante de retomar a conversa é perguntar se a pessoa precisa de mais informações ou se tem alguma dúvida e, então, se colocar à disposição para o que mais for necessário.
- Como última dica, procure respeitar o horário comercial (das 8h às 18h) para enviar suas mensagens. Ninguém gosta de ser incomodado durante o descanso. De qualquer modo, deve prevalecer o bom senso. Se o cliente solicitar uma informação urgente ou quiser se programar para o dia seguinte, o ideal é responder o quanto antes.