Medium texto no 20dia 20nacional 20da 20agricul

No Dia Nacional da Agricultura, setor comemora conquistas

12 de Novembro de 2015

Thumb irrigacao

No Dia Nacional da Agricultura, 17 de outubro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou, em nota à imprensa, que o setor é responsável por sete dos dez produtos mais exportados pelo país.

“Em setembro deste ano, os cinco principais produtos vendidos ao exterior pelo Brasil foram do segmento agropecuário: soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais e café”, afirma a entidade.

A CNA assinala que, nos primeiros oito meses de 2015, a atividade agropecuária gerou uma receita equivalente a US$ 66,9 bilhões em exportações. O principal produto é o chamado complexo soja, que inclui farelo, óleo e grão, com receita de US$ 29,24 bilhões em 2015, alcançando uma participação de 36,6% no total das vendas externas do país.

Um setor competitivo

De acordo com a confederação, mesmo enfrentando dificuldades para obter crédito rural e financiamento adequado para o plantio, o produtor brasileiro tem sido competitivo, moderno e um dos principais responsáveis pelo fato de o Brasil estar entre os maiores fornecedores mundiais de alimentos.

“Assim é que o país produz hoje o equivalente a 8% do milho mundial, 7,5% do algodão, 30% da soja, 16% da carne bovina e outros 16% da carne de frango. O Brasil produz, ainda, 5,8% do leite e 3,2% da carne suína”, finaliza a nota.