Medium foto release 2

Gotejamento é o melhor sistema de irrigação para o pequeno produtor

13 de Outubro de 2016

Thumb irrigacao

O sistema de irrigação por gotejamento é o mais indicado para os pequenos produtores rurais, segundo o professor Paulo Claudeir Gomes da Silva, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), instituição com sede em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

 

Ele salienta que a implantação da técnica é simples e barata. Defende ainda que, além de o investimento ser menor se comparado a outros sistemas de irrigação, a técnica do gotejamento também contribui com o meio ambiente, pois evita o desperdício de água.

 

Produção e renda

 

O professor também destaca que a técnica influencia diretamente no crescimento da produção, contribuindo para o aumento da renda dos pequenos produtores. Ao direcionar a água diretamente no sistema radicular da planta, o gotejamento gera mais eficiência do que outros modelos, gerando economia de água em até 50% comparado a outros sistemas.

 

Além disso, o gotejamento possibilita a chamada fertirrigação, na qual os insumos são dosados nas quantidades exatas para cada tipo de cultura e levados diretamente às raízes na água usada para a irrigação.

 

O professor da Unoeste atua com pesquisa, ensino e extensão sobre irrigação por gotejamento dentro do curso de Agronomia da universidade. Ele diz que o objetivo é oferecer aprendizados práticos que conscientizem os futuros engenheiros agrônomos de que é possível obter bons resultados no campo com manejos simples. 


Créditos da imagem: Gabriela Oliveira