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Dez dicas para vender mais e melhor

27 de Julho de 2015

Thumb venda mais

 Por Valéria Gasperini

 

1 – Faça uma análise da situação de sua loja e procure nos resultados de desempenho possíveis falhas nos processos, que podem ser corrigidas e melhoradas. Do mesmo modo, analisando os números, pode-se identificar algo que vem contribuindo para aumentar o faturamento e você nem tinha notado. Seria o caso de investir, ampliar? Os dados apurados podem indicar os caminhos.

2 – No setor de material de construção, a oferta de crédito é fundamental para aumentar as vendas e o valor do tíquete médio. E não basta oferecer crediário para os clientes. Eles querem juros atrativos e prazo para a prestação caber em seu bolso sem aperto, como propõe o CredConstrução Amanco.

3 – Criatividade é a palavra-chave para fazer promoções e trazer os clientes para dentro da loja. Veja o que as outras revendas estão fazendo, inclusive de outros segmentos do varejo. Procure saber o que funciona ou não. Ouça sua equipe de vendas e desafie seus colaboradores a trazerem boas ideias.

4 – Cada nova dificuldade deve ser encarada como uma oportunidade. A crise afeta todos da mesma forma, mas cada vez que é superado um obstáculo decorrente dela, ganha-se vantagem perante a concorrência. Pense nisso e mude sua atitude mental. Render-se ao problema, com certeza, não é a melhor saída, pois ele vai continuar batendo à porta de seu estabelecimento.

5 – Entenda como o consumidor funciona e o que ele deseja. Ele sempre quer deixar a casa mais confortável e bonita, só precisa de uma forcinha. Mesmo que esteja planejando comprar mais adiante, dificilmente irá perder uma boa oportunidade de antecipar a realização de seus sonhos.

6 – A agilidade é fundamental na correção de rumos. Caso contrário, corre-se o risco de perder as melhores oportunidades de vendas que surgem a cada momento. Um exemplo disso é o aumento da procura por produtos economizadores de água e energia. Por falar nisso, como andam os seus estoques?

7 – Uma equipe bem treinada impacta diretamente na produtividade. Além disso, um bom clima organizacional é fundamental para que todos se sintam valorizados e motivados. O resultado disso: mais comprometimento por parte dos colaboradores e menos risco de perdê-los para a concorrência.

8 – Todo mundo já sabe que conquistar novos clientes custa mais caro do que manter aqueles que você já tem. Portanto, invista em ferramentas e ações de relacionamento. O pós-venda é a ponte para trazer de volta o mesmo cliente. Uma mensagem ou telefonema agradecendo pela visita e perguntando se está tudo certo, se o produto foi entregue, etc, pode surpreender positivamente o cliente e pavimentar o caminho para a próxima venda.

9 – Proporcione ao seu cliente a melhor experiência de compra, que envolve uma loja limpa, atraente e com seções bem organizadas; um atendimento atencioso, cordial e com conhecimento técnico dos produtos; uma oferta ou promoção coerentes com o que foi anunciado; um mix completo de produtos, com itens inovadores; condições vantajosas para pagamento; entrega rápida (com profissionais bem treinados e uniformizados); uma rotina consistente e proativa de atendimento pós-venda.

10 – Todas as dicas anteriores. Embora esses passos sejam básicos, muitos acabam ficando para segundo plano na rotina dinâmica e corrida de uma loja. Quem for capaz de colocar todos em prática já estará um passo à frente no mercado. Como se pode ver, os desafios são grandes, mas não é preciso reinventar a roda para andar para frente.