Medium istock 522746284

Cuidar da água é um desafio de todos

14 de Agosto de 2017

Thumb icone a

A Mexichem, líder mundial na produção de tubos e conexões e detentora no Brasil das marcas comerciais Amanco e Plastubos, dentre outras, tem uma forte ligação com a agenda internacional voltada à preservação e ao uso racional das reservas de água do planeta.

O tema é particularmente relevante diante da divulgação do relatório da Global Footprint Network, organização internacional de pesquisa pioneira na contabilização da pegada ecológica, segundo o qual “a humanidade está exaurindo a natureza 1,7 vez mais rápido do que os ecossistemas conseguem se regenerar.”

A escassez de água potável é uma das consequências mais cruéis do esgotamento do planeta. E por incrível que pareça, o desperdício é o maior problema.

De toda a água utilizada, o consumo humano demanda 10%; a indústria, 20%; a agricultura, 70%. Porém, a tecnologia disponível atualmente poderia reduzir o consumo de água na agricultura em até 50%, nas indústrias em 90% e em cerca de 30% nas áreas urbanas, sem prejuízo da qualidade de vida ou da produção nas indústrias e nas lavouras.

Hydros

Ambientalistas, governos e lideranças do setor produtivo unem esforços para debater e criar as condições necessárias para que todos tenham acesso à água e a usem de maneira racional.

Porém, especialistas defendem que o engajamento de cada pessoa, como você e eu, tem um impacto tão importante nesta questão quanto as grandes decisões governamentais. Nesse contexto, a educação tem um papel muito relevante.

É justamente esta a proposta do Projeto Hydros, lançado pelo Grupo Kaluz, controlador da Mexichem, no 6º Fórum Mundial da Água, realizado na França em 2012. O Hydros convida todos a se tornarem Embaixadores da Água, disseminando mensagens sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. 

O portal dispõe de conteúdo interativo com textos e vídeos em espanhol, português e inglês, que podem ser facilmente compartilhados nas redes sociais, inclusive revelando a pegada hídrica de tudo o que consumimos e fazemos, desde um simples cafezinho, até um banho.

Projeto Rios

Outra iniciativa de cunho educativo é o Projeto Rios, sob o comando do ambientalista Lu Marini. Com patrocínio da Amanco, ele já sobrevoou, a bordo de seu paramotor, os Rios Tietê, São Francisco, Paranapanema e Doce. Sua nova aventura é o Rio Araguaia, com a novidade de as imagens estarem sendo captadas em 360 graus. Suas expedições se transformam em livros, documentários e palestras.

“A Amanco é parceira do Lu Marini desde o início do Projeto Rios. Inclusive, estaremos juntos nas próximas expedições. Isso é consequência do trabalho sério feito por ele de valorizar a preservação dos nossos recursos hídricos, além de conscientizar as pessoas para o uso racional da água a fim de evitar o desperdício e também a degradação do meio ambiente”, destaca Fábia Guerra, responsável pela área de Marketing e Comunicação da Mexichem Brasil.