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Como evitar hábitos que prejudicam a produtividade

22 de Março de 2017

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Para aproveitar cada minuto do dia de maneira produtiva, é preciso ter foco, disciplina e organização, seja em casa, no trabalho ou na sala de aula.

Tathiane Deândhela, especialista em produtividade, aponta dois grandes ladrões de tempo que prejudicam a produtividade, ou seja, acabam com a parte do dia disponível para atividades produtivas, como se capacitar ou trabalhar.

O primeiro ladrão de tempo são as redes sociais em excesso. Elas não devem ser deixadas de lado, pois, se usadas com moderação, são ótimas para trazer resultados para o dia a dia, permitindo trocas de informações, networking, e até para distrair e recarregar as energias.

Mas quando o uso das redes sociais é excessivo, é preciso tomar providências. “Neste caso, o que eu recomendo é que a pessoa estabeleça horários para acessar e também para se desconectar das redes sociais. Se for possível, coloque até um alarme par alertá-lo que o tempo de ficar conectado se esgotou”, sugere Tathiane.

Outro vilão do tempo são as interrupções. “Alguns estudos já comprovaram que, quando nós mudamos de uma tarefa para outra, perdemos de 7 a 14 minutos somente para conseguir nos concentrar novamente”, afirma a especialista.

Para saber o que isso significa, ela propõe pensarmos em quantas vezes fomos interrompidos em um dia. Se foram, por exemplo, 20 interrupções, é preciso multiplicar isso por 7 a 14 minutos. Neste caso, perde-se entre 2h20 e 4h40 em um único dia.

“É um período que a pessoa não descansa, não relaxa e nem produz, mas fica aquecendo o cérebro para conseguir retomar a sua atividade”, observa Tathiane.

Neste caso, ela sugere combinar com os colegas de classe, de trabalho e até com a família, determinados horários para interrupções. Essa simples atitude vai ajudar a manter a concentração focada no estudo ou no trabalho.


Dicas para aumentar a produtividade

- Elimine os hábitos que o tornam improdutivo. É preciso planejar uma rotina para manter o foco nas prioridades.

- Evite os fatores que interrompem o seu trabalho.

- Planejar as reuniões é fundamental para que elas sejam produtivas.

- Listas de tarefas ajudam a priorizar as coisas mais importantes. 

- Use a tecnologia como aliada. Os aplicativos de listas e de gestão de tempo podem deixar a vida mais organizada.