Medium soluc cc a7o cc 83es%2btec%2b %2bmaster 086

Amanco Quickstream é destaque no Masterinstal

30 de Novembro de 2016

Thumb solucoes tecnicas

A Amanco foi um dos destaques no 11º Prêmio Masterinstal, na categoria “Inovação em projetos e métodos de execução das instalações”, apresentando o Amanco Quickstream como a solução mais eficiente para a captação de água da chuva em um galpão de 46.000m2.

A realização do Masterinstal é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Instalação (Sindinstalação) e da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal), em parceria com a Garrido marketing.

O prêmio tem como objetivo dar visibilidade ao setor de instalações, valorizando iniciativas pioneiras, as melhores práticas na execução de obras de instalação e na qualificação da mão de obra setorial especializada.

 

Ricardo Giardini, Executivo de produtos da Mexichem, atribuiu a conquista ao empenho de todos os colegas. “Este é o resultado de um trabalho em equipe entre vários departamentos da empresa, como Produtos, Serviços técnicos, Comercial, Marketing, entre outros.”

 

O projeto

 

Amanco Quickstream é uma moderna solução em PVC para drenagem de coberturas com tecnologia sifônica, que apresenta menor custo da obra e muita facilidade na instalação.

 

No projeto apresentado pela Amanco para o Masterinstal, havia um grande problema a ser vencido que era a diferença de cotas entre o projeto da construção e a canaleta de descarte de água da chuva.

 

A canaleta estava a uma cota que impossibilitava a construção do galpão, já que não iria apresentar a declividade necessária para drenar a água da chuva proveniente da cobertura.

 

Uma das alternativas seria subir a cota de todos os 46.000m2 do galpão em mais de 1,5m de altura, como forma de atender a declividade mínima. Esta medida implicaria gastos elevados com a movimentação do solo e a estabilidade de todo o terreno, sem contar os transtornos ambientais e de tempo de execução.

 

Solução mais que vantajosa

 

A construtora procurou a Amanco para solucionar o problema de maneira mais racional e econômica. O resultado foi um eficiente projeto de captação sifonado de água de chuva, utilizando o sistema Amanco Quickstream de PVC como solução.

 

Inicialmente, o projeto consistiu em alterar a solução convencional para captação de água de chuva da cobertura para o sistema sifônico, que é capaz de gerar pressões internas negativas e positivas dependendo da região dentro do sistema. Isso permite a instalação horizontal das tubulações, sem a necessidade de desnível.

 

Dessa forma, o empreendimento do galpão logístico não mais necessitou de correção da cota do terreno, o que gerou uma grande economia. Todo o galpão foi projetado para que a captação da água da cobertura fosse coletada através do sistema Quickstream e levada diretamente para a vala de drenagem, sem a necessidade de inclinação da tubulação. Além disso, o projeto proporcionou a eliminação de todas as caixas de passagem e demais recursos que um sistema convencional necessitaria, como eventuais bombeamentos.

 

Ao ser comparado com outras tecnologias, o sistema apresenta vantagem em peso, processo de instalação, eliminação das interferências, maior liberdade arquitetônica e eliminação de etapas, com a redução do tempo geral. Isso, sem contar os benefícios no pós-obra, com a diminuição da manutenção do sistemae e dos eventuais problemas decorrentes da falta de manutenção.